4 semanas INCRÍVEIS: novas ofertas desbloqueadas toda semana para a
Black Friday e a Cyber ​​Monday

Ver ofertas
Home » Destaque » A Criação do Logo das Olimpíadas de Tóquio 2020

A Criação do Logo das Olimpíadas de Tóquio 2020

Se você quer saber uma das histórias mais interessantes por trás de um logo foi a criação do logo dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A história tem de tudo – design, significado, drama e acusações de plágio por toda parte.

É muito fácil ignorar essas notícias, porque realmente não pensamos nas Olimpíadas, a menos que seja um ano olímpico. Bem, agora que estamos oficialmente em 2020, seremos negligentes se não compartilharmos a história por trás do logo feito para as Olimpíadas deste ano.

Está pronto para descobrir mais sobre essa história fascinante?

Então continue lendo para saber a história completa da criação do logotipo das Olimpíadas de Tóquio 2020.

Em 24 de julho de 2015, o comitê organizador das Olimpíadas de 2020 apresentou com orgulho o novo logo dos jogos olímpicos, projetado pelo premiado designer gráfico Kenjiro Sanro. Seu logo foi escolhido entre mais de 100 que foram enviados.

Sanro criou os logos para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2020. Os desenhos originais apresentavam um T, que significava Tóquio, amanhã e equipe. Esses conceitos representavam o espírito dos Jogos Olímpicos – conectar e unir o mundo através do esporte e criar um futuro melhor para todos.

As cores preto, dourado, cinza e vermelho foram usadas no design. As cores foram usadas para criar o formato T no espaço em branco.

Ele não foi recebido com elogios retumbantes, mas também não foi amplamente criticado. Isso tudo mudou

A Controvérsia do Logo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Logo depois do lançamento do logo para o mundo, o designer belga Olivier Debie mostrou seu design para o Theatre de Lige. Ele notou que os dois designs eram bastante semelhantes.

Os organizadores dos jogos olímpicos descartaram essas alegações até Debie iniciar uma ação por danos. Em setembro de 2015, o comitê organizador decidiu abandonar o design de Sano.

Debie acabou desistindo da ação, já que os custos para levar uma organização tão grande por um longo processo legal eram elevados.

Depois da controvérsia do logo inicial, o processo de licitação para criar o logotipo foi reaberto. Foi um processo aberto que recebeu quase 15.000 logotipos enviados.

Em abril de 2016, um novo logo da Asao Tokolo foi escolhido. O design usava um padrão quadriculado arredondado que representava a unidade no espírito dos jogos olímpicos. Sob o padrão quadriculado, Tóquio 2020 e os anéis olímpicos apareciam.

Em junho de 2019, um designer chamado Daren Newman apresentou sua própria interpretação do logo. Isso foi bem recebido pelos designers e se espalhou pelas redes sociais. Ele é muitas vezes confundido com o logo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

O logo utiliza os anéis olímpicos para criar os números 2020. O último anel é um vermelho sólido, da mesma cor que o sol nascente na bandeira japonesa.

Não Cometa os Mesmos Erros

Alguns líderes empresariais acham que alguns erros são mais caros do que os outros. No caso das Olimpíadas de 2020, o logo acabou sendo um pesadelo de relações públicas.

Isso também estava ligado a outras alegações de suborno para obter os jogos e uma grande controvérsia de design sobre um dos novos estádios que estão sendo construídos para os jogos olímpicos.

A credibilidade de uma empresa é uma grande mercadoria no mundo dos negócios e, uma vez perdida, é muito difícil voltar atrás. Você não vai querer cometer os mesmos erros que o comitê organizador cometeu.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para proteger o seu negócio e a sua marca.

Faça a Sua Pesquisa

Ao criar o seu logo, você tem que ver o que os seus concorrentes estão fazendo. Você não deve copiá-los. Isso só dará uma imagem ruim para os seus negócios.

Você também deve pesquisar seu setor de atuação para garantir que não está violando os direitos autorais ou a marca registrada de outra pessoa ou negócio.

Uma grande fonte de pesquisa é o banco de dados do INPI. Você será capaz de pesquisar por marcas registradas, incluindo logos para se certificar de que o seu é original.

Tenha Diretrizes de Marca

Algumas das maiores marcas usam diretrizes de marca muito rígidas. Um livro de marca ou diretrizes de marca fornece aos designers e a quem interage com o logo como o logotipo deve ser usado.

O Comitê Olímpico Internacional possui diretrizes rígidas sobre o uso dos anéis olímpicos. O design do logo de Daren Newman não funcionaria porque viola as diretrizes da marca.

Tudo, desde as cores, margens e planos de fundo específicos usados, devem estar descritos nestas diretrizes. Se você tem o direito de usar os anéis, deve seguir estas diretrizes.

A lição aqui para você é proteger a integridade da sua marca. É por isso que muitas empresas têm essas diretrizes. Se um designer decide fazer coisas demais com o seu logo, isso dilui o impacto da sua marca no todo.

Proteja a Sua Propriedade Intelectual

Você pode não pensar muito no seu logo, mas sempre existe uma chance de alguém aparecer e criar um logo muito semelhante. Isso pode confundir os seus clientes em potencial e causar perda de negócios com facilidade.

Você pode proteger a sua propriedade intelectual e a sua empresa ao fazer o registro do seu logo no INPI. Ajudará no seu processo trabalhar com um advogado com experiência em leis de propriedade intelectual para orientar você.

Conte a Sua História

Uma coisa que cada um dos designs do logo das Olimpíadas de 2020 acertou foi a história e o significado do design. Ambos os designs versavam sobre a criação de unidade no mundo através do esporte.

Você quer incorporar um significado e história aos logos que você escolhe. Você pode fazer isso usando cores, espaço em branco, fontes e símbolos.

A História do Logo das Olimpíadas de 2020

Os logos são uma parte crucial de qualquer organização. Essa é a razão pela qual as organizações como o Comitê Olímpico Internacional levam as Olimpíadas tão a sério.

A história por trás do logo das Olimpíadas de Tóquio apresenta uma oportunidade de aprender com os erros de uma das maiores organizações do mundo. Essas são as lições que você pode aplicar nos seus próprios logos.

Você pode começar agora mesmo a aplicar essas lições no nosso criador de logo online.

Pete Steege
Pete Steege
Artigos: 4