Os logos memoráveis têm 13% mais chances de chamar a atenção do consumidor e 7% mais chances de deixá-los curiosos sobre a marca.
Isso significa que o logo da sua empresa (e o design geral) faz parte do seu plano de marketing que você não pode ignorar. Você precisa garantir que a sua imagem seja facilmente reconhecível.
O objetivo final é chegar ao status da Nike. Você vê um símbolo da marca e o que pensa? A marca gastou apenas US $35 e acabou recebendo um dos logotipos mais memoráveis que existem.
Então, se não se trata de gastar milhares de dólares em um logo … qual é o segredo? Simplificando, é tudo uma comunicação clara.
Você tem uma ideia do que deseja e, para obtê-lo, precisa explicar ao designer o que é isso. Mesmo que sua ideia seja vaga, você ainda tem informações que facilitarão muito o trabalho do designer, pois ninguém conhece sua empresa melhor do que você.
Isso é útil ao criar um briefing detalhado do design do logotipo. Ainda não sabe do que estamos falando? Continue lendo.
O que é um Briefing de Design de Logo e Por que ele é Importante?
Um briefing de design de logo é um documento que você fará (ou deverá fazer) ao contratar um designer gráfico para criar um logotipo. É o ponto de partida do projeto e deve fornecer ao designer o máximo de informações relevantes.
Resumindo, o que você faz é imaginar o logotipo na sua mente e responder a uma série de perguntas sobre ele. No final, o que você recebe é um manual de instruções para o designer no projeto.
Talvez você não saiba as respostas para todas as perguntas, mas criar um bom briefing também é sobre trabalho em equipe. Você conhece o seu negócio e o designer conhece o design. Pode haver uma troca de ideias entre os dois no processo de redação do briefing e, quando os dois estiverem satisfeitos com o documento, o projeto poderá começar.
A razão pela qual um briefing criativo é tão importante é que ele é a base de todo o projeto. Se você não começar com o pé direito, encontrará alguns contratempos que seriam facilmente evitáveis. O projeto leva mais tempo para ser concluído e você acaba gastando mais do que queria. Não é o ideal, certo?
Então, por que não ter um pouco mais de trabalho durante a fase inicial do projeto e depois ver tudo ficar muito mais fácil?
O Que Você Deve Sempre Incluir em um Briefing de Design de Logo
Quando sua agenda é inundada com um milhão de outras tarefas, pode ser fácil ignorar a importância de escrever um briefing completo do logo. Afinal, você acha que eles são designers experientes, eles saberão ler nas entrelinhas. A longo prazo, essa não é uma boa decisão.
Sempre que você se sentar para trabalhar em um briefing criativo, lembre-se de que quanto mais detalhes você fornecer ao designer, maiores serão as chances de eles criarem o logotipo que você sempre imaginou.
Certifique-se de que o briefing inclui todas as informações seguintes e você verá que o resultado final do projeto será nada menos que incrível.
1. Descrição da Empresa
A primeira coisa que o designer precisa saber é do que se trata sua empresa.
Comece o briefing descrevendo seu negócio. Esta é uma boa seção para incluir seu site, links de redes sociais e outros materiais relevantes internos da empresa.
Perguntas:
- Quais são os produtos/serviços que você oferece?
- Qual é a história da sua marca?
- Qual é a mensagem geral que você deseja transmitir com a sua empresa?
- Qual é o seu slogan?
2. Descrição do Projeto
Em seguida, descreva uma tarefa específica que você deseja que o designer conclua.
Se a criação do logo for parte de um projeto ainda maior, como a restauração das imagens da empresa, não deixe de mencionar nesta seção do briefing.
Outra coisa importante é incluir na descrição do projeto são os materiais a serem entregues. Eles são os diferentes itens que você seleciona que o designer entrega nos diferentes estágios do projeto.
Uma boa técnica é criar uma linha do tempo com as datas específicas nas quais você precisará dos diferentes materiais entregues.
Perguntas:
- Por que você precisa de um novo logotipo?
- Existem restrições para este projeto?
- De quais peças específicas você precisa?
- Em quais datas você precisa receber cada peça?
3. Seus Objetivos
Qualquer projeto iniciado por você deve ter metas SMART. Essa é provavelmente uma das partes mais críticas do seu briefing, onde você detalha a pergunta “Por que você precisa de um novo logotipo?”, que você já respondeu antes.
SMART significa específico, mensurável, atingível, realista e oportuno. Como proprietário de uma empresa, você provavelmente criou metas usando esse método. Certifique-se de fazer o mesmo para este projeto.
Perguntas:
- O que você deseja alcançar com este projeto?
- Quando você deseja alcançar esses resultados?
- Como você medirá os resultados?
4. Seu Público-alvo
Saber com quem você deseja falar é uma ótima orientação para o designer saber qual caminho criativo ele deve seguir, já que diferentes demografias preferem diferentes opções de design.
O que agrada à geração Z, por exemplo, é muito diferente do que agrada à geração de millennials.
Nesta seção, você pode simplesmente fazer uma lista de características que seu público-alvo tende a apresentar. No entanto, você pode dar um passo adiante e criar uma persona, ou seja, um personagem fictício que representa seu cliente típico.
Descreva sua persona com o máximo de detalhes possível, respondendo às perguntas abaixo e o designer saberá exatamente para quem está criando.
Perguntas:
- Qual é o objetivo que você deseja alcançar com este projeto?
- Quais são as características demográficas (sexo, idade, localização, estilo de vida etc.)?
- Quais são as necessidades do seu público-alvo?
5. Sua Concorrência
O briefing do seu design de logotipo não se refere à sua marca – você também precisa incluir informações sobre seus principais concorrentes.
Por quê? O designer que você contrata provavelmente não está familiarizado com o setor do qual faz parte. Ao dedicar uma seção inteira do briefing aos seus concorrentes, você informa o criador sobre as tendências que estão acontecendo no mercado.
A partir daí você pode decidir se deseja acompanhar o fluxo da indústria ou se afastar das tendências atuais.
Perguntas:
- Quem são seus principais concorrentes?
- Como são os logotipos deles?
- Se alguém atualizou recentemente seu logotipo, que rota criativa eles seguiram?
- Existem opções de design da concorrência que você particularmente gosta ou não?
6. Detalhes do Projeto
Até aqui, você falou sobre a sua marca e o nicho em que trabalha.
Agora é hora de entrar no design real. Pode ser uma boa ideia criar essa parte do briefing em colaboração com o designer, especialmente se você não tiver certeza sobre quais características deseja que o logo tenha.
Portanto, considere agendar uma reunião com o designer para falar sobre os seguintes pontos.
Estilo
O estilo escolhido para o seu novo logo deve ser consistente com o restante das imagens associadas à sua marca.
Se você deseja renovar completamente a sua aparência, precisará trabalhar em todas as peças de design usadas, e não apenas no logotipo. Alguns estilos comuns de logotipo que você pode escolher são: minimalista, retrô, sutil, sério, clássico, moderno, vintage e muito mais.
Preferências de Cor
A psicologia das cores é uma grande parte do design gráfico. No branding, as cores não são escolhidas por acaso e, quando você se familiariza com o que cada cor transmite, isso fica bastante claro.
Até agora, o designer provavelmente já viu algumas de suas outras peças de design, para que eles tenham uma ideia de quais cores você usa. Ainda assim, é um tópico que vale a pena discutir com o criador, para garantir que sua paleta de opções faça sentido com a sua marca.
Preferências de Fonte
Quando você pensa em design, provavelmente pensa automaticamente nos desenhos, cores e formas. Mas a tipografia é tão importante quanto.
Talvez o criador use a mesma fonte que você sempre usou, talvez sugira uma nova que possa funcionar melhor. O mais importante é que faça sentido com a sua marca, que seja facilmente legível e que se misture bem com os outros elementos do logotipo.
7. Prazos e Orçamento
Finalmente, seu briefing do criativo deve incluir o prazo exato que você tem para o projeto. Anteriormente, você criou uma linha do tempo para as entregas, portanto provavelmente já mencionou o prazo, mas inclua-o novamente para garantir que não haja mal-entendidos.
Uma coisa que pode acontecer em relação à linha do tempo desejada é que ela pode não ser realista, considerando o trabalho que precisa ser feito. Esteja aberto a ouvir as considerações do designer em relação a isso e a definir um novo prazo que seja cumprido.
Você também deve estar aberto sobre o orçamento que pode alocar para este projeto. Discuta isso com o designer e tente encontrar uma quantidade que esteja dentro do seu orçamento e seja justa para o criador.
Um Equilíbrio Entre os Objetivos da Empresa e Criatividade
Após ler tudo o que você deve incluir em seu briefing de design de logo, você pode estar se perguntando se resta algum espaço para a criatividade da parte do designer.
Embora pareça que o documento possa restringir o designer, podemos garantir que ele não faz nada além de orientá-lo.
No que diz respeito à criatividade, é você quem deve estar aberto às ideias que eles criam com base nas informações que você forneceu.
Assim, nosso conselho é que você verifique se os seus objetivos de negócios estão sendo levados em consideração, mas também permita que o designer faça o que quer que seja. Esse saldo permitirá que você obtenha um logotipo final que combine o seu conhecimento e o conhecimento do criativo. A receita perfeita para o sucesso!
Se quiser ler mais sobre os designs de logotipo, temos uma categoria inteira em nosso blog dedicada ao tópico. Vá em frente e explore! Temos tudo sobre o assunto.
Se você não tiver certeza de onde começar ou precisar de alguma inspiração para seu briefing de design, explore nosso vasto catálogo de design de logotipos e crie um logotipo hoje mesmo.